Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Same Same But Different

Um blog repleto de ideias, textos, sonhos e aventuras de uma jovem maravilhada com o mundo em seu redor.

Same Same But Different

Um blog repleto de ideias, textos, sonhos e aventuras de uma jovem maravilhada com o mundo em seu redor.

Alguém tem dicas?

   A poucas semanas de embarcar para uma nova vida, as dúvidas e questões que se colocam são muitas. Sei que tenho alojamento assegurado e o emprego é certo mas existe toda uma panóplia de outras perguntas que se colocam. Tipo:

   -Como é que tenho acesso ao sistema de saúde francês no caso de me acontecer alguma coisa?

   -O custo de vida é assim tão maior do que em Portugal?

   -Tenho que declarar à finanças aqui em Portugal que me vou, mesmo que nunca tenha descontado nada nem pago IRS nem nada dessas coisas das quais, para ser sincera, ainda não percebo nada?

   -Vale a pena abrir uma conta num banco francês? Nem sei quais as taxas que são aplicadas aos pagamentos com multibanco e levantamento de dinheiro dentro da UE...

   -Estou decidida a ir de carro porque não existem voos directos para Cannes e mesmo que existissem, teria que pagar uma quantia absurda pela bagagem. Já li que posso ter o carro com a matrícula portuguesa a circular por lá durante 180 dias sem problema. Noutros sítios dizem que é um ano. Depois dizem que convém arranjar matrícula francesa e também uma carta de condução de lá. Alguém sabe alguma coisa sobre isto?

   Tenho a certeza que as dúvidas irão ser esclarecidas aos poucos e que tudo irá correr pelo melhor mas esta etapa "pré mudança" é tão stressante! No ano passado foi a mesma coisa, com a diferença de que soube que ia para os Estados Unidos com um ano de antecedência e não três semanas! 

4 comentários

Comentar post