Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Same Same But Different

Um blog repleto de ideias, textos, sonhos e aventuras de uma jovem maravilhada com o mundo em seu redor.

Same Same But Different

Um blog repleto de ideias, textos, sonhos e aventuras de uma jovem maravilhada com o mundo em seu redor.

Estocolmo

   Fui a Estocolmo totalmente às escuras acerca do que esta cidade tinha para oferecer e sem quaisquer expectativas. O meu avô tinha-me dito que a zona antiga era muito bonita e agradável de percorrer a pé mas nunca imaginei que fosse um autêntico museu ao ar livre, colorida e cheia de vida. É claramente uma cidade feita a pensar nas pessoas e não nos carros, a contar com os milhares que saem à rua para aproveitar o dia sempre que o sol espreita (e dias de sol são coisa escassa por ali) e muito virada para a vida em família.

   Num dia apenas fizémos milhares de coisas na cidade e muitas mais faríamos se mais tempo houvesse. Visitámos o Museu Nobel, que é um museu muito interactivo sobre o conceituado prémio sueco que é atribuído anualmente nas mais diversas categorias e o Museu Vasa, que alberga o único navio preservado do século XVII, sendo que mais de 95% do navio é original. A exposição é fantástica e vai desde a construcção do navio naquela época aos trabalhos de remoção do fundo do mar, passando obviamente pelo seu naufrágio, por como era a vida no século XVII e abordando ainda uma parte da História da Suécia. Tive pena de não ir ao museu dos ABBA, já que sou fã da banda e também é muito famoso em Estocolmo.

   Percorremos as ruas da zona antiga, passámos pelo Palácio Real, pela Câmara, pela frente ribeirinha que tem prédios soberbos (parece os Champs Élysées de Paris mas à beira mar), pela Catedral de Estocolmo, fizémos um agradável passeio de barco, comemos num óptimo restaurante italiano (ahah) que tinha mantas caso ficasse muito frio e ainda andámos a passear no parque de diversões que, não sendo tão famoso quanto o Tivoli de Copenhaga, tem uma grande afluência nos dias soalheiros. Enfim, fiquei com a ideia que Estocolmo é uma cidade perfeita para se ver a pé, para admirar com calma e para aproveitar bem durante o Verão. Adorei, adorei, adorei!

DSCF3090.JPG

DSCF3119.JPG

DSCF3127.JPG

DSCF3161.JPG

DSCF3198.JPG