Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Same Same But Different

Um blog repleto de ideias, textos, sonhos e aventuras de uma jovem maravilhada com o mundo em seu redor.

Same Same But Different

Um blog repleto de ideias, textos, sonhos e aventuras de uma jovem maravilhada com o mundo em seu redor.

Helsínquia

   O embarque fez-se em Estocolmo, mas como só houve oportunidade de visitar a cidade no último dia do cruzeiro, irei falar primeiro de Helsínquia, que foi a primeira paragem.

   É uma cidade extremamente jovem, não muito grande e bastante calma. As maiores "atracções" de Helsínquia são as suas catedrais e igrejas, mercados ao ar livre e a fortaleza de Suomenlinna (que nós não visitámos por falta de tempo). Na categoria "locais religiosos", o destaque vai para a lindíssima catedral da cidade, ao estilo evangélico e muito simples no seu interior, para a catedral de Uspenski, que é o principal templo da igreja ortodoxa finlandesa, e para a Igreja de Pedra, literalmente construída como se fosse uma gruta. Quanto a mercados, aquele que fica junto à marina e ao porto de pesca, tem uma grande variedade de artesanato, flores e comida de rua. Dizem que o salmão que se vende nessas barraquinhas é do melhor que se pode encontrar na Finlândia. Depois existem locais e monumentos por onde vale a pena passar, como é o caso do Sibelus Park com uma famosa escultura ao compositor com o mesmo nome que o parque, a estação ferroviária, o parque Esplanadi ou o Museu a céu aberto.

   Pessoalmente, foi a cidade de que menos gostei durante esta viagem. Tem zonas agradáveis mas acho que nunca conseguiria viver num local onde, no Inverno, a noite chega a ter vinte horas de duração.

DSCF2615.JPG

Junto ao parque de Sibelius, o local de que mais gostei na cidade. Naquele café tomámos uma bela chávena quente do mesmo a relaxar um pouco das multidões nos pontos mais turísticos

DSCF2661.JPG

Catedral de Helsínquia

DSCF2686.JPG

 Catedral de Uspenski

DSCF2698.JPG

 O mercado de Hakaniemi, onde se vende artesanato, flores e comida fresca