Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Same Same But Different

Um blog repleto de ideias, textos, sonhos e aventuras de uma jovem maravilhada com o mundo em seu redor.

Same Same But Different

Um blog repleto de ideias, textos, sonhos e aventuras de uma jovem maravilhada com o mundo em seu redor.

Avanços na Medicina Veterinária

Mais um texto para São Bento.

 

Cada vez mais os donos exigem para os seus animais as tecnologias mais avançadas para o diagnóstico e tratamento das doenças que os afectam, e cada vez mais a Medicina Veterinária dá resposta a essa exigência.

Muitos hospitais encontram-se hoje em dia equipados com tecnologia de ponta a nível imagiológico, permitindo diagnósticos rápidos e precisos. A tomografia computorizada (vulgarmente designada por TAC) e a ressonância magnética são exemplos de métodos de diagnóstico que vieram revolucionar a forma com que são diagnosticadas doenças neurológicas, oncológicas, ortopédicas, etc.

A nível de cirurgias, realizam-se hoje em dia próteses como na Medicina Humana, sendo possível substituir uma anca, um membro amputado ou até mesmo fazer uma prótese ocular para fins estéticos. O segredo está nos biomateriais utilizados, que são compatíveis com os tecidos do corpo e apresentam poucas reacções inflamatórias. Os metais e os polímeros são os mais requisitados, embora compósitos e cerâmicas também sejam largamente utilizados.

Cada vez mais se aposta na cirurgia minimamente invasiva, sendo que as endoscopias já se tornaram numa prática comum do dia a dia de muitos médicos veterinários, não só como método de diagnóstico, mas também terapêutico, permitindo por exemplo a remoção de corpos estranhos do trato gastrointestinal. Ainda no campo da cirurgia minimamente invasiva, é hoje possível reparar estenoses das válvulas cardíacas com a colocação de balões, stents e outros aparelhos, com vias de acesso tão reduzidos quanto a veia femoral, reduzindo tremendamente os riscos, em comparação com uma cirurgia de tórax aberto.

Com o aparecimento da radioterapia na Medicina Veterinária, alguns tumores não responsivos à quimioterapia, como é o caso dos osteossarcomas, passaram a ter melhor prognóstico, com a possibilidade de entrarem em remissão após algumas sessões.

Num futuro ainda algo distante, prevê-se que se comecem a tratar as doenças antes mesmo destas surgirem, graças a uma análise genética de cada indivíduo, e apostar assim grandemente na prevenção e profilaxia, as bases de toda e qualquer Medicina.

302328_446377135407633_1083508843_n-300x225.jpg