Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Same Same But Different

Um blog repleto de ideias, textos, sonhos e aventuras de uma jovem maravilhada com o mundo em seu redor.

Same Same But Different

Um blog repleto de ideias, textos, sonhos e aventuras de uma jovem maravilhada com o mundo em seu redor.

Istambul

   Istambul é assim um misto de outras cidades que já tive o prazer de visitar e ao mesmo tempo é única no mundo. Tem o multiculturalismo de Nova Iorque, o choque entre Europa e Ásia de São Petersburgo, a tranquilidade de Berlim e uma culinária...bem, essa é incomparável.

   E o que se visita em Istambul? Bem, tirando as mesquitas que são às centenas (e cada uma mais bonita que a anterior), o que vale mesmo a pena visitar é a Hagia Sofia, considerada a Catedral de Constantinopla e que é de tirar o fôlego, o Topkapi Palace, que foi a residência de vários sultões durante quatro séculos e alberga hoje em dia um importante museu com muitos objectos que eram usados no palácio nos séculos XV a XIX, a Cisterna da Basílica, o Grand Bazar, que é o maior mercado coberto do mundo e um dos mais antigos e onde é bom fazer algumas compras mas sempre com atenção aos golpes uma vez que é um local extremamente turístico, a Mesquita Azul ou Blue Mosque e finalmente a Galata Tower. Dizem que uma ida à parta asiática de Istambul também vale a pena para quem tem tempo mas eu preferi fazer um cruzeiro de duas horas pelo Bósforo e navegar entre Europa e Ásia quase até ao Mar Negro.

   Estive pouco mais de dois dias em Istambul e penso que teria beneficiado se tivesse mais um para ver tudo com mais calma. Ainda assim provei imensas especialidades locais, entre as quais a famosa baklava, o Turkish delight, o pão de sementes em forma de bagel que eles chamam simit, o balik ekmek, que é nada mais que uma sandes com peixe, pide (uma pizza em formato alongado) e obviamente, kebab! Foi uma verdadeira aventura gastronómica que ainda hoje me deixa a salivar quando penso nisso.

   Falando um pouco sobre a parte social de Istambul, posso dizer que é uma cidade muito variada. Tanto se vêem mulheres completamente tapadas pela burka, cara incluída, como de vez em quando passa uma mulher de saia curta. Há ocidentais, orientais, pessoas de origens completamente distintas que ali convergem para formar uma cidade bastante evoluída, multicultural e aberta para o resto do mundo. Sinceramente, gostei muito de Istambul.

IMG_20181023_105106.jpg

 A imponente Hagia Sofia

IMG_20181023_121507.jpg

 O interior da mesquita Nuruosmaniye, uma das mais bonitas que visitei

IMG_20181023_130315.jpg

 Grand Bazar

IMG_20181024_111524.jpg

A sala mais impressionante do Topkapi Palace é o Harem, onde o sultão vivia com as suas mulheres.

IMG_20181024_122749.jpg

Adorei o chá turco e na imagem está a melhor Baklava que comi na Turquia (foi a iguaria que mais gostei de lá)

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.