Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Same Same But Different

Um blog repleto de ideias, textos, sonhos e aventuras de uma jovem maravilhada com o mundo em seu redor.

Same Same But Different

Um blog repleto de ideias, textos, sonhos e aventuras de uma jovem maravilhada com o mundo em seu redor.

Já estive melhor, já estive pior

   Há uns anos atrás, tive uma professora de Psicologia que era um bocadinho (ou completamente) maluca. Tinha ataques de choro durante as aulas, começava aos berros sem razão aparente e falava muito na filha que tinha morrido já adulta. Por entre loucuras, contava também histórias, algumas das quais acabaram por ficar na minha memória.

   Uma vez, ela contou-nos que o pai, quando interpelado na rua sobre como ia, respondia sempre: "já estive melhor, já estive pior, vai-se andando". E retorquia sempre assim porque não queria chamar atenções indesejadas. Porque se respondesse que ia bem e que a sua vida era maravilhosa, isso suscitaria muitas invejas, criaria inimigos e poderia até ter pessoas a quererem-lhe mal. Se respondesse que ia mal, teriam pena dele, e alguém ter pena de nós, é coisa triste. Portanto ficava sempre ali no meio termo.

   E eu guardei esta história em mim, mas na altura não percebi bem o que queria dizer. Cinco anos depois, entendo na perfeição. O melhor é uma pessoa ficar calada, quer em relação a feitos passados, quer em relação ao que tem no presente, quer no que diz respeito a planos futuros. Porque vai sempre haver alguém a querer seguir os passos que nós próprios desenhámos na areia há muito tempo atrás, e alguém a cobiçar o nosso momento presente, e outras gentes a esforçarem-se por destruir os nossos sonhos para o amanhã. Portanto sim, bico calado em relação a muita coisa.

footprints.jpg