Valensole
Penso que todos nós já sonhámos pelo menos uma vez na vida com campos de lavanda a perder de vista ao pôr-do-sol. Se não sonharam fachabor de fechar já os olhos e fazê-lo.
Desde que cheguei aqui ao sul de França que ansiava por viver esse sonho mas levou nove meses até que este se transformasse em realidade. A lavanda é um arbusto cuja flor começa a florescer em finais de Maio na Provence, e que depois é ceifado a meio de Julho para que o óleo da planta seja recolhido e a partir deste sejam fabricados produtos aromáticos, sabões e outros cosméticos, velas, saquinhos de lavanda, etc. Por a flor da lavanda ter um tempo de vida tão curto é que a experiência também se torna tão especial. Se uma pessoa não vai no intervalo daquele mês específico, bem que pode ficar mais um ano à espera.
Mas aguardar vale a pena. Até porque o auge das flores da lavanda aconteceu precisamente quando o J. aqui esteve a passar férias, pelo que pudémos ir juntos e desfrutar de momentos muito românticos ao pôr-do-sol, por entre milhares de arbustos de lavanda que deitam um cheiro que nos invade o olfacto assim que saímos do carro, e na companhia de milhões e milhões de abelhinhas simpáticas (e atenção que eu tenho algum medo de abelhas). É claro que não éramos os únicos nos campos de lavanda mas para ser honesta achava que iria encontrar muito mais gente por lá quando o sol se pôs.
O local onde estivémos chama-se Valensole (dizem que é o melhor para tirar boas fotografias porque tem umas árvores no horizonte e a lavanda está numa espécie de vale) mas existem outras localidades espalhadas pela Provence perfeitamente capazes de providenciar a mesma experiência. Foram umas horas que ficarão para sempre na minha memória e nem as fotografias fazem jus aqueles momentos.
O meu namorado tem jeito para a fotografia. Esta quase dava para uma revista.
O zumbido das abelhas é uma constante e estranhamente muito agradável.
O vale com as famosas árvores ao fundo.
Acho que tenho umas trezentas fotografias, algumas apenas com ângulos ou alturas diferentes.
A aldeia de Valensole propriamente dita também é muito bonita e vale a pena visitar para quem passe ali perto.