Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Same Same But Different

Um blog repleto de ideias, textos, sonhos e aventuras de uma jovem maravilhada com o mundo em seu redor.

Same Same But Different

Um blog repleto de ideias, textos, sonhos e aventuras de uma jovem maravilhada com o mundo em seu redor.

Verdades e Mitos sobre Franceses

   Tenho andado com poucas ideias aqui para o blog e por isso é que tenho andado desaparecida. O ritmo de trabalho também não ajuda nada porque quando tenho folgas e tempos livres a única coisa que me apetece fazer é ficar na cama a vegetar em frente a uma série (ou fugir de Cannes se tiver mais do que um dia seguido de folga).

   Hoje venho apresentar-vos dez verdades e mitos sobre os franceses. Após dois meses em França, creio já ter desmistificado um pouco certas questões e ideias que às vezes temos das pessoas de uma determinada nacionalidade, tendo sempre em atenção que não podemos generalizar e colocar toda a gente no mesmo saco. Então cá vai:

   1. Os franceses cheiram mal: VERDADE! Pois é, estavam à espera que fosse um mito? Digo-vos que não é, embora isto talvez seja um 50-50. Não sei o que falta, se é o banho, se é o desodorizante, se são ambas as coisas. Mas que há enfermeiras aqui no hospital que mexem um braço e é coisa para uma pessoa desmaiar mesmo a dois metros de distância, lá isso é. Queixam-se do metro de Lisboa em hora de ponta num dia de Verão? Pois bem, venham até França snifar um pouco o sovaco francês e vão ver o que é bom para a tosse. 

   2. Os franceses são bons vivants: VERDADE/MITO! Franciú que é franciú gosta de sair do trabalho e ir beber um belo copo de vinho num restaurante chique. Se tiver esplanada, ainda melhor, mesmo que faça um frio desgraçado. Se ainda houver sol para aquecer a alma, então esta espécie pode realmente ser apreciada no seu habitat natural. Mas atenção, pelas oito ou nove da noite as ruas esvaziam-se e toda a gente regressa a casa. Não sei se é por estar em Cannes ou não (grande maioria da população com uma idade superior a 50 anos) mas por aqui não há propriamente o hábito de sair à noite para dançar, para ir à discoteca ou até mesmo ao cinema. Portanto, este segundo ponto fica assim no "é verdade mas...".

   3. Os franceses têm estilo: VERDADE! Quando vemos um tipo na rua com uns sapatos mais polidos que a sanita do rei e uma écharpe ao pescoço, com uns óculos de sol a condizer com a calça justa, o que é que vamos pensar automaticamente? Pois. Aqui há muito homem assim. Não quer dizer que sejam todos abichanados, muitos apenas gostam de moda, acessórios e até mesmo de passar horas nas compras.

   4. Os franceses sabem cozinhar: MITO! De cada vez que uma enfermeira passa à porta do nosso anexo, comenta o cheirinho bom que vem da cozinha (isto quando não temos a sanita entupida e o cheiro é outro...). No geral, acho que eles cozinham o básico, nem bem, nem mal. Fazem pratos simples e não se chateiam muito na cozinha. É claro que nos restaurantes o cenário é completamente diferente e a cozinha típica francesa é de chorar por mais.

   5. Os franceses fecham-se face aos estrangeiros: VERDADE! De uma forma mais ou menos evidente, é difícil alguém que chega de fora conseguir integrar-se a 100% no meio dos franceses porque, por mais corteses e simpáticos que possam ser, parece que mantém sempre uma certa distância e não consegues falar de coisas mais íntimas com eles.

   6. Os franceses comem muito croissant e brioche: MITO! Vejo passar muita gente com baguetes de pão na mão quando ando na rua mas quando vou às compras ou quando entro numa padaria nunca vejo ninguém a comprar/pedir um croissant ou pães brioche.

   7. Os franceses não gostam de falar inglês: VERDADE! Esta é mesmo irrefutável. Eles detestam!! Seja porque têm vergonha de falar tão mal, seja porque acreditam piamente que no próprio país deles não devem falar mais nada a não ser francês, esta espécie rara tem um horror extremo a balbuciar vocábulos anglo-saxónicos. Graças aos céus estão cá as internas para atenderem os estrangeiros.

   8. Os franceses reclamam por tudo e por nada: VERDADE! Se a número 7 é a mais irrefutável de todas, esta vem logo a seguir. Não passam dez minutos aqui no hospital sem que eu ouça alguém a queixar-se de qualquer coisa. Dinheiro, meteorologia, clientes, uma borbulha que tiveram na cara há três anos atrás ou os cinco minutos de trânsito que apanharam no mês passado. Quando achas que não podem reclamar de nada, eles inventam!

   9. Os franceses cumprimentam-se com dois beijinhos: VERDADE/MITO! É verdade que dois homens que se conheçam se cumprimentam com dois beijinhos mas se não conheces bem a pessoa, é provável que não a vás cumprimentar assim. Há pessoas aqui no hospital que cumprimentam a maioria com dois beijinhos e deixam as internas de fora (mais uma vez, a questão de fecharem o círculo aos que vêm de fora).

   10. Os franceses trabalham pouco: MITO! Pela minha experiência aqui do hospital, tanto médicos como enfermeiros trabalham bastante. Relativamente a outras profissões não me posso pronunciar mas os franciús não têm ar de preguiçosos mas não tenho os dados todos para poder avaliar...

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.