Villages du Lubéron
Dos três dias que estive em viagem, visitei aldeias da região do Lubéron em todos eles. Dizem que nesta região ficam as aldeias mais bonitas de França e eu, mesmo não conhecendo quase nenhumas, já acredito. Para mim, Gordes é a aldeia mais bonita de todas. Depois também gostei muito de Roussillon, Bonnieux e L'isle-sur-la-Sorgue.
O facto de ter ido em época baixa fez com que encontrasse estas aldeias completamente vazias e com muita coisa fechada, incluindo restaurantes, lojas de lembranças, galerias de arte e até mesmo hotéis. Se por um lado pude passear sem ter de fugir às multidões e tirar boas fotografias sem aparecer uma dúzia de japoneses nas fotos, por outro lado foi um pouco deprimente andar pelas ruas e não encontrar ninguém ou querer espreitar as lojinhas e não poder entrar.
Roussillon foi a primeira aldeia que visitei, onde pude também fazer uma espécie de trail de pouco mais de 1km chamado "Sentier des Ocres" (em baixo).
Seguiu-se Gordes, que é considerada a aldeia mais bela deste país. Tem um miradouro não muito longe que realmente pode confirmar.
Não longe de Gordes fica o Mosteiro de Sénanque, conhecido pelos seus campos de lavanda que são trabalhados pelos monges que habitam neste mosteiro. Infelizmente nesta altura do ano não havia lavanda e o cenário era um pouco triste.
Fontaine de Vaucluse, onde se encontra a nascente do rio Vaucluse
L'isle sur la Sorgue
Algures na aldeia de Bonnieux
Passeando pelas ruas de Lourmarin